sábado, 17 de abril de 2010

Plano 1º bimestre

Escola: EE.............................
Disciplina: Geografia
Ensino: MÉDIO
Série: 1º......
Bimestre: 1º
Nº de aulas previstas no 1º bimestre:
Professor:................................

1.Conteúdo previsto (1º bimestre)
Situação de Aprendizagem 1 - Os elementos que constituem os mapas: Os recursos, as escolhas e os interesses
Situação de Aprendizagem 2 - O sensoriamento remoto: A democratização das informações
Situação de Aprendizagem 3 - Geopolítica: O papel dos EUA e a nova “desordem” mundial
Situação de Aprendizagem 4 - Os deserdados na nova ordem mundial: As perspectivas de ordem mundial solidária;

2. Competências e habilidades a serem desenvolvidas (1º bimestre)
- Saber ver e interpretar mapas temáticos, etabelecendorelaçoes e comparaçoes em diferentes projeções e escalas cartográficas;
-relacionar a construção às suas intensionalidades e discutir a influência da cartografia como um instrumento do poder
- construir e aplicar conceitos relativos à cartografia e a geopolítica, fazendo uso da linguagem visual e de outros meios de acesso e interpretação da realidade.
- compreender o caráter de representação da cartografia e das imagens do sensoriamento remoto
- construir argumentação consistentes a respeito de situações, fatos e problemas apresentados, assim como distinguir argumentações nos textos.

3. Habilidades esperadas para que os alunos desenvolvam as tarefas relativas às situações de aprendizagem relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4 (1º bimestre).
- Saber ver e interpretar um mapa temático, procedendo a classificação, estabelecendo relações e comparações em diferentes projeções cartográficas e escalas geográficas.
- compreender a multiplicação dos meios de sensoriamento remoto o seu funcionamento e uso, assim como a imagem de satélite, comparando os diferentes meios de representação da Terra

4. Seqüência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua relativa às Situações de aprendizagem relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4 (1º bimestre)
- tarefas: tarefa em sala de aula como exercícios de fixação trabalhos de pesquisa
- avaliação e correção: provas dos conteúdos vistos, trabalhos e avaliação da organização do material dado em sala de aula.

5. Materiais de apoio pedagógico relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4...
- lousa / giz
- livro didático / material impresso
- vídeos educativos
- aulas expositivas
- mapas e gráficos
- caderno do aluno

6. Lições de casa previstas relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4
- conteúdo dos cadernos de exercícios,
- pesquisas
- gráficos e mapas
- caderno do aluno

7. Expectativas de aprendizagem (1º bimestre)
- habilidades necessárias à leitura e interpretação de textos, mapas, assim como conhecer novas tecnologias relativas aos temas abordados.

8. Instrumento de avaliação relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4
- instrumentos: tarefas, provas objetivas e dissertativas, trabalho em grupo, relatórios
- peso:0 a 10 para cada atividade
- devolução do resultado: após o termino e correção de cada avaliação
- divulgação do resultado para os alunos e pais: nos htps ou reuniões ou mesmo quando convocados.

9. Proposta de recuperação contínua relativo às situações de Aprendizagem 1,2,3,4
- momento da recuperação contínua: sempre que o aluno não atingem o mínimo de aprendizado que se espera
- avaliação da recuperação: pesquisas e trabalhos referentes aos conteúdos não aprendidos.
- o aluno deve ser encaminhado para a recuperação paralela quando: não atingir o mínimo dos conteúdos aplicados.

.............., ......de........................................de......

---------------------------------------------
Assinatura do professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário